data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Pedro Piegas (Diário)
A Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sedia até sexta-feira a 34ª Jornada Acadêmica Integrada (JAI), que começou nesta segunda-feira, no Centro de Convenções, com apresentações de trabalhos da área das agrárias.
Segundo o secretário da Coordenadoria de Iniciação Científica (CIC), Arion Pilla, esta edição superou a de 2018 em número de trabalhos inscritos. São 5.656 pesquisas a serem apresentadas, contra 5.152 do ano passado. Além disso, a UFSM registra a inscrição de 581 trabalhos de outras instituições.
UFSM abre inscrição para ingresso e reingresso
Uma grande novidade da JAI é que a avaliação dos trabalhos deixou de ser física, em papel, e agora utiliza um aplicativo. Conforme Pilla, até a tarde desta segunda tudo funcionava perfeitamente e a iniciativa prevê a redução do uso de papel. A avaliação é um meio de perceber a qualidade dos trabalhos produzidos pela UFSM.
- Nós precisamos avaliar os trabalhos porque queremos saber qual é a capacidade de apresentação do nosso aluno. Precisamos de um indicador e mais, o aluno precisa experimentar a sua capacidade frente um avaliador, frente a alguém que não seja tão próximo do aluno e do trabalho. É uma ótima experiência para os estudantes - avalia o secretário da CIC.
DOIS LADOS
A doutoranda em Engenharia Florestal Mariana Fauerharmel, 33 anos, foi uma das avaliadoras na tarde desta segunda. Ela diz que se inscreveu para o cargo pela troca de experiência com outros alunos que pesquisam assuntos semelhantes aos dela e para contribuir com outras pessoas.
Mariana avaliou quatro trabalhos nesta segunda-feira e aprovou o uso do aplicativo para fazer o serviço. Além disso, ela diz que ficou surpresa com a qualidade dos trabalhos apresentados.
11 vestibulares de Santa Maria e região estão com inscrições abertas
Já a estudante de Engenharia Florestal Rafaela Rodrigues, 22, veio do campus de Frederico Westphalen para apresentar um trabalho. Ela produziu sabão a partir de óleo de cozinha usado. Para isso, arrecadou o material com vizinhos da Casa do Estudante, o que teve como objetivo resolver o descarte de óleo usado e dar uma utilidade ao produto usado.
- Partiu de uma proposta de uma professora que era de propormos uma atividade empreendedora com foco na educação ambiental, daí pensei nisso - conta a jovem.
Até sexta, cada dia da semana serão apresentados trabalhos de áreas específicas na JAI.
Confira a programação completa:
Oficina Bichinho também gosta de carinho
- Quando - Hoje, às 13h, no Salão Imembuí, e amanhã, às 13h, no prédio da antiga Reitoria
- Responsável - Projeto Zelo, com Fabiana Alves Stecca, Raíssa dos Santos e Silvia Mende
- Inscrições - No site
Oficina A viagem ao imaginário
- Quando - Hoje, às 15h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria)
- Responsável - Maria Rita/ GT Negros
- Inscrições - No site
Refugiados e Imigrantes na UFSM
- Quando - Amanhã, às 14h, no Salão Imembuí (2º andar da Reitoria)
- Responsável - Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão Direitos Humanos e Mobilidade Humana Internacional (Migraidh/UFSM), com Liliane Dutra Brignol
- Inscrições - No site
Agenda 2030
- Quando - Quarta-feira, às 14h, na Praça Saldanha Marinho
- Responsável - Pró-Reitoria de Extensão da UFSM
- Inscrições - Não exige inscrição prévia
Dose Extra de Ciência
- Quando - Quinta-feira, às 19h30min, no Vaca Profana (Rua Serafim Valandro, 536, Centro)
- Responsável - Francis Moraes de Almeida, que vai falar sobre lendas urbanas e fake news, e Fernando de Figueiredo Bolieiro, que vai abordar Carmen Miranda entre o desejo de duas nações
- Inscrições - Não exige inscrição prévia
Oficina de agnoline
- Quando - Quinta-feira, às 18h, no Hotel Dom Rafael Cerrito
- Responsável - Projeto Geoparques
- Inscrições - No site
Exposição de Aquarelas
"Remanescências"
- Quando - Até sexta-feira, das 13h às 22h, no Monet Plaza Shopping
- Responsável - Projeto Geoparques, com Dilson Cecchin
- Inscrições - Não exige inscrição prévia